Galerinha, estava tudo tão corrido, que nem tive tempo de organizar as ideias e escrever aqui sobre as aulas de história, na verdade estava matutando as ideias rsrs, no 2º semestre estudamos as ideias de Platão, e agora no 3º bimestre estamos estudando Santo Agostinho. Aqui vai um pouquinho do assunto debatido em sala de aula! Espero que entendam e sirva para algo na vida de cada um. Qualquer dúvida, só perguntar : )
Platão foi um filosofo muito importante, que escreveu várias obras (em grego). Este seguia uma "ideia do bem", ou seja para que um ser consiga "evoluir" é necessário que ele passe pelo caminho mais longo: aritimética, geometria, entre outras, até chegar as "civitas divina" (RAZÃO) quando o ser alcança este estado ele se torna santo, sábio e justo.
Santo Agostinho que também foi um filosofo da época Medieval, passou a ler os escritos de Platão, porém traduzido, pois este não sabia ler em grego. A partir daí S. Agostinho passou a distorcer a "ideia do bem" para a ideia de Deus. Para este filosofo medieval não há necessidade de seguir a razão, para se chegar á Deus, é necessário que os seres humanos sejam obedientes diante de suas leis - essa foi a chave para o surgimento do Cristianismo.
A única coisa que estes dois filosofos concordavam era: "Conheça-te a ti mesmo". Pois assim os seres se conheceram diante da sociedade, como cidadãos, como sujeitos.
No meio do debate feito em sala de aula, houve a pergunta: - Se tivessemos seguido a ideia de Platão, teriamos um mundo melhor? Eis que o professor achou que sim! Mas como dizia Cazuza (frase dita pelo professor) "O PENSAMENTO É A GUERRA". Diante disso me pergunto, será que teriamos um mundo melhor? Se todos vivessem atraves da razão?
Não sei... Mas em relação a Deus, seja ele a ideia do bem, energia, pessoa, natureza... enfim qualquer coisa, eu o amo de todo meu coração! : )
Espero que tenham compreendido, sem discutir religião, apenas pensar um pouquinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário