sábado, 16 de abril de 2011

Consciência critica ou ingênua?

            Este ano as minha aulas de histórias estão me causando uma revolução interna, graças ao Profº José Carlos, que faz questão de nos cutucar a cada dia, com uma verdade escondida, não absoluta, mas escondida. Essa inquietação já vem me corroendo há 2 anos, graças também a ONG Ribeirão em Cena, e o maravihoso espetáculo Mulheres Vermelhas do qual fiz parte do processo, pesquisei muito, Gilson Filho grande Mestre que deu inicio a este projeto! Ao meu Pai Marco Barbosa também agradeço imensamente por me fazer acordar algumas vezes, e não viver de ideologias, e sim daquilo que era realmente verdade, sem querer ser puxa saco: sim, meu pai é o homem mais inteligente que já conheci! A esses três agradeço profundamente pela generosidade de plantar a semente da operaria em construção em mim. Assim irei começar a colocar aqui algumas reflexões feitas em sala de aula.

Na sociedade existe 2 tipos de consciências: critica e ingênua.

   Quem tem consciência ingênua?
             As pessoas que não perguntam o por que das coisa, simplesmente levam a vida, podemos dizer que na sua "zona de conforto". Aceitam a vida como lhes é imposta, por exemplo: opressores e oprimidos, uns tem outros não, uns desfrutam do mais farto jantar, já outros nem tem o que comer... E os cidadãos "não tem culpa" de terem esse tipo de consciência. Pois assim os opressores mantem a sociedade em total hierarquia!
            O povo é controlado por ideologias: meias verdades, ou verdades absolutas que vistas mais a fundo, são cheias de lacunas! Alguns exemplos: É ESTUDANDO QUE SE TEM UM BOM FUTURO!
Sério?! Que eu saiba temos 2 exemplos clássicos dos vários outros no Brasil: Lula e Tiririca. Lula: operário, sem estudo, mas com  espirito de revolução por um país melhor, foi eleito presidente do Brasil, melhorou algumas coisitas, mas sinceramente decepcionou muita gente! Esperavamos mais Sr. Lula! Tiririca: Humorista da tv brasileira, sem escolaridade, com propagandas eleitorais sem nenhum tipo de consciência caso fosse eleito, e o que acontece? A população votou e agora temos mais um deputado federal que não sabe o que fazer! Mas ele vai descobrir né Sr. Tiririca?

     Quem tem consciência critica?
            As pessoas que correm atrás de informação e formação, ou seja, não adianta nada uma pessoa ser bem informada e ficar parada, sem ação, mas sim a pessoa ter informação, se indignar com a desigualdade, corrupção, tráfico, entres outros, e se tornar SUJEITO da sociedade! Sim! Sujeito, aquele que prática a ação, que age por um futuro melhor!
           Pense, se pelo menos metade da população brasileira tivesse consciência critica, poderiamos lutar, nos mobilizar, criticar os nossos governantes e axigir nossos direitos, uma luta correta, sem armas, mas com protestos, mostrando assim como estamos indignados, a voz do povo tem que ser ouvida!


          Luta, persistência, garra e força o povo brasileiro tem! Falta sermos Sujeitos da história, termos consciência de que quem faz história fomos nós e somos nós, e não necessariamente os espanhóis e portugueses como conta a linda história do Brasil, os verdadeiros heróis foram os índios, somos nós, que mesmo com toda a miséria, toda a censura, aguentamos firme, e ainda dizemos sermos felizes!